O que é “Portal Fantasy”?
“Portal Fantasy” ou “Fantasia de Porta” é uma narrativa em qual se entra em outro mundo através de uma espécie de portal. Após chegar no mundo, é comum uma quest ser iniciada e que só pode ser completada através da exploração desse mundo fantástico.
Exemplos mais comuns seriam as fantasias infanto-juvenis Crônicas de Nárnia e Alice no País das Maravilhas. Mas também, os filmes Encantada, A Viagem de Chihiro, O Labirinto do Fauno, entre muitos outros (nessa lista, há uma coleção de filmes desse gênero)!
Em Crônicas de Nárnia, os personagens chegam ao mundo encantado através de um guarda-roupa (em O leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa), pulando numa poça (em O Sobrinho do Mago) e tocando numa pintura (em A cadeira de prata).
Em Alice no País das Maravilhas, Alice cai na toca do coelho; na sequência, Alice chega ao país das maravilhas ao atravessar o espelho.
Não obstante, é muito provável que releituras de Alice no País das Maravilhas também sejam fantasias de porta, vez que a ideia de uma garota atravessar algo e chegar num mundo encantado é o início da história.
Em Encantada, a princesa Giselle chega ao mundo contemporâneo ao ser jogada em um poço.
Em A Viagem de Chihiro, a protagonista chega ao Mundo Espiritual ao seguir seus pais e passar por um túnel.
Em O Labirinto do Fauno, Ofélia atravessa vários portais para completar suas quests.
É comum confundir fantasia de porta com isekai, vez que ambos podem apresentar pessoas em outros mundos. No entanto, narrativas que envolvem isekai não necessariamente possuem personagens atravessando portais; as vezes, os personagens são invocados para cumprir determinada função no novo mundo ou, ainda, são reencarnados em outro mundo, esse mundo uma materialização do último videogame jogado ou da última novel lida.
Além do gênero de fantasia de porta, a concepção de portais mágicos é utilizado de diversas formas em fantasias a fim de que o transporte de personagens sejam convenientes a narrativa de alguma forma.
Apenas para citar alguns: em Muted, por Miranda Mundt (quando os personagens atravessam portais para invocar demônios ou ficarem presos em outro universo); em Uma Educação Mortal, por Naomi Novik (vez que os alunos atravessaram um portal para cursarem a escola mágica e apenas através de outro portal que podem sair dela); em Hiraeth: the end of the journey, por Yuhki Kamatani (quando o trio atravessa o portal para chegar a Yomi e, posteriormente, atravessa o portal na caverna para encontrar seu fim); em algumas versões de Avatar, é através de um portal que adentra-se o Mundo Espiritual.
Livros
01. O sobrinho do mago (#01), por C.S. Lewis (trad. Ronald Kyrmse).
As origens de Nárnia. Tudo começa com Digory e Polly adentram o quarto secreto do Tio André e pegam anéis mágicos — que os levam a Outro Mundo. Entre trancos e barrancos, eles despertam uma Feiticeira, conhecem alguns mundos, veem Aslam criar Nárnia e voltam a sua cidade com a Feiticeira Branca.
Palavras-chave: fantasia de portal; crianças em aventuras; anéis mágicos; animais falantes; Londres; fantasia infanto-juvenil; escritor irlandês.
02. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (#2), por C.S. Lewis (trad. Ronald Kyrmse).
Em meio a guerra, quatro crianças foram encaminhadas para um tio, a fim de preservar sua infância. Certo dia, brincando de esconde-esconde, Lúcia encontra um guarda-roupa e, em seguida, a terra mágica de Nárnia. E aí a aventura começa. Em Nárnia, as crianças se pegam envolvidas com as maldades da Feiticeira Branca. Afinal, desde que ela exerce seu domínio, é sempre inverno e qualquer um que fique em seu caminho é transformado em pedra. As quatro crianças, junto a Aslan e os demais animais se organizam com coragem e lealdade para resgatar Nárnia.
Palavras-chave: fantasia de portal; irmãos; feiticeiras más; animais falantes; Os Escolhidos; fantasia infanto-juvenil; tem adaptação para filme; escritor irlandês.
03. A Viagem do Peregrino da Alvorada (#4), por C.S. Lewis (trad. Ronald Kyrmse).
Princípe Caspian, Lucy, Edmundo e Eustáquio embarcam numa aventura ao mar a fim de resgatar os sete lordes que foram exilados após o golpe de Estado de Miraz. Após navegar por mares nunca antes navegados, ilhas encantadas e criaturas mágicas, o navio veleja até o fim do mundo e percebe que o fim é apenas o começo.
Palavras-chave: jornada via mar; crianças como protagonistas; fantasia infanto-juvenil; ilhas encantadas; dragão; metamorfose; tem adaptação para filme; escritor irlandês; fantasia de portal.
04. Alice no país das maravilhas, por Lewis Carroll (trad. Maria Luiza X. de A. Borges).
As aventuras de Alice, uma jovem garota, que decide seguir um coelho branco, ao perceber que o Coelho Branco está todo engomadinho, com um monóculo e um relógio de bolso. Desta decisão, entra e cai na toca do coelho, chegando ao Mundo das Maravilhas. Neste novo mundo, Alice acaba tendo que lidar com inúmeras criaturas peculiares — o Coelho Branco, um Chapeleiro Maluco e seus desaniversários, o Gato Cheshire e seu sorriso enigmático, a tirana Rainha de Copas e o tímido Rei; bem como lidar com circunstâncias igualmente incomuns tal como alimentos que podem alterar seu tamanho e jogos de criquet com flamingos!
Palavras-chave: fantasia infanto-juvenil; animais falantes; presa num mundo novo; humor; tem inúmeras adaptações para filme; escritor britânico; fantasia de portal.
05. Alice através do espelho, por Lewis Carroll (trad. Maria Luiza X. de A. Borges).
Alice ao atravessar o espelho adentra outro mundo e vive uma nova série de aventuras ao explorar um mundo que espelha o seu. Navegando o tabuleiro de xadrez, encontra a Rainha Vermelha e a Rainha Branca, brinca com Humpy Dumpy e outras criaturas peculiares; bem como lidar com circunstâncias igualmente incomuns
Palavras-chave: fantasia infanto-juvenil; animais falantes; presa num mundo novo; humor; tem adaptações para filme; escritor britânico; fantasia de portal.
06. Beleza monstruosa, por Adrielli Almeida.
Clarice e Ivy entre encontros e desencontros, flores, cartas e portais mágicos se apaixonam. Enquanto Ivy é uma humana que desde novinha, vive sendo bem-criada por homens-monstro como seus pais e trabalha em uma loja mágica; Clarice possui um relacionamento complicado com o pai, especialmente desde que sua mãe saiu de casa. Por serem de literais mundos diferentes, vivendo em tempos que nem sempre convergem, seu relacionamento sofre de inúmeros impedimentos, mas talvez o amor seja capaz de florescer até nessas circunstâncias.
Palavras-chave: romance sáfico; protagonista bissexual; almas gêmeas; fantasia; linguagem das flores; portais mágicos; escritora brasileira.
07. O castelo animado (#1), por Diana Wynne Jones (trad. Raquel Zampil).
Sophie é a irmã mais velha de três, trabalha numa chapelaria, criando inúmeros chapéus. Certo dia, a Feiticeira das Terras Distantes a amaldiçoa, transformando-a em uma senhora de 80 anos. Para não ter que se explicar, sai de casa e perambula sem muita direção até encontrar o castelo animado, o lar do infame Mago Howl. Lá, ela vai se deparar com um homem mimado e carinhoso, seu curioso aprendiz e um demônio de fogo, Calcifer. Rapidamente, ela decide ser doméstica e fazer do Castelo Animado seu lar. Em meio a maldições, portais mágicos e aventuras bem-humoradas, Sophie descobre que um coração é um fardo bem pesado para se carregar.
Palavras-chave: fantasia infanto-juvenil; romantasia; feiticeiros; portais mágicos; maldições e feitiços; casa senciente; found family; humor; tem adaptação para animação; escritora britânica.
08. A noiva do deus do mar, por Axie Oh (trad. Raquel Nakasone).
Todo ano, uma bela donzela é lançada ao mar como sacrifício a fim de apaziguar o Deus do Mar. Tudo indica que Shim Cheong será sacrificada esse ano. No entanto, disposta a tudo, Mina se voluntaria e é levada ao mundo espiritual. Lá, ela encontra o Deus do Mar num sono encantado, tensões entre os Deuses e a descoberta que o mundo espiritual também está em risco. Sendo quem ela é, faz aliados incomuns, enquanto busca a forma de dar fim a maldição e salvar ambos os mundos.
Palavras-chave: Releitura de Shim Chong, a filha devota; fio vermelho do destino; romance interespécies; escritora sul-coreana/estadunidense; mitologia sul-coreana; fantasia de portal.
09. O castelo no espelho, por Mizuki Tsujimura (trad. Jefferson José Teixeira).
Kokoro Anzai passa mais um dia em casa… Mas tudo muda quando percebe que o espelho em seu quarto brilha. Ao se aproximar, adentra o espelho e do outro lado encontra um castelo lindo; bem como, outras seis crianças e uma garota usando uma máscara de lobo. A menina-lobo os convocou para encontrar uma chave secreta a fim de terem um desejo (qualquer desejo) concedido. Eles podem usar o castelo conforme desejarem, mas se ficarem após as 17h serão engolidos por lobos, assim como todos que visitaram o castelo naquele dia. Um grupo incomum de adolescentes que por mais que sejam diferentes, possuem mais semelhanças que imaginam.
Palavras-chave: realismo mágico; adolescentes como protagonistas; castelo encantado; conto de fadas; tem adaptação para mangá; tem adaptação para filme; menções a suicídio, violência sexual e bullying; evasão escolar; escritora japonesa; fantasia de portal.
10. Coraline, por Neil Gaiman (trad. Bruna Beber).
Coraline e sua família se muda para uma casa nova. Enquanto seu pai e sua mãe estão atarefados, ela decide explorar a nova moradia. Ao encontrar um mundo estranho, ela conhece a Outra Mãe e o Outro Pai que a primeira vista parecem gentis e amáveis… mas, escondem intenções malignas. Com a ajuda de um gato falante, Coraline deve salvar a si, seus pais e todas as almas presas nesse mundo estranho.
Palavras-chave: fantasia infanto-juvenil; portal mágico; criança como protagonista; gato falante; tem adaptação para filme; escritor britânico.
11. Hazel Wood: a origem do azar (#1), por Melissa Albert (trad. Lavínia Fávero)
Alice Proserpine viveu sua vida inteira no carro pulando de cidade a cidade com sua mãe. Fora sua mãe, tudo que sabe sobre sua família é que sua avó foi escritora de contos de fadas; e que, estranhamente, o único registro disso é uma entrevista antiga e que ela vive na Mansão Hazel Wood. Sua vida abre um novo capítulo quando meses após sua mãe se casar e o relacionamento deles minguar, Alice conhece um rapaz interessado em ser seu amigo na escola. Quando sua mãe é sequestrada, Alice não tem ninguém a recorrer além desse rapaz e os mistérios da mansão Hazel Wood para encontrar as respostas da qual sempre esteve procurando.
Palavras-chave: releitura de contos de fada; mistério; found family; presa em um mundo estranho; cidade de Nova York; floresta encantada; mansão abandonada; aventura; escritora estadunidense; fantasia de portal.
12. O destino não é um endereço, por Jana Bianchi — primeiro conto na Revista Suprassuma (#1).
Anis possui a capacidade de atravessar sombras. Uma habilidade que ela coloca em uso durante a ditadura militar no Brasil ao carregar pessoas de um lado para o outro, a fim de evitar que elas sejam torturadas e/ou mortas.
Palavras-chave: conto; ficção histórica; ditadura militar do Brasil; drama psicológico; (pitadas de) romance; escritora brasileira; protagonista bissexual; fantasia de portal.
13. A Porta no Muro, por H. G. Wells (trad. Regiane Winasrski).
Um homem agora adulto conversa com seu amigo sobre suas lembranças a respeito da porta no muro. Uma misteriosa porta verde numa parede branca. Quando criança, abre a porta e se depara com um jardim, amigos e felicidade; retoma a sua casa, e ninguém acredita em seu relato. Posteriormente, a porta aparece em outros momentos de sua vida, e seu comportamento perante a oportunidade é diferente toda vez.
Palavras-chave: (toques de) mistério; escritor britânico; contos; clássico; fantasia de portal.
14. Mariposa Vermelha, por Fernanda Castro.
Sob o domínio da República, toda e qualquer magia é proibida. Amarílis, uma tecelã numa fábrica, encontra-se com o homem que traiu sua mãe e a matou — e isso é a gota d’água de um copo d’água que já estava transbordando. Sem ter controle algum de sua magia, ela invoca um demônio a fim de executar sua vingança.
Palavras-chave: realismo mágico; brasileiro; pacto com o demônio; ficção histórica; romance; arco de corrupção; vibes de “A forma da água”; fantasia de portal.
15. Além da porta sussurrante, por T. J. Klune (trad. Petê Rissatti).
Wallace Price vive para seu trabalho… até não viver mais. Morrendo de forma inesperada, Wallace precisa atender o próprio funeral… Recebendo a visita de uma ceifadora, Mei, ele é levado a uma casa de chá, a Travessia de Caronte, em que um barqueiro, Hugo, deve ajudá-lo em sua própria travessia. Mas Wallace não está pronto para deixar de viver ainda, especialmente quando percebe que estava vivendo errado… Só depois de morto, ele parece começar a viver.
Palavras-chave: fantasia; escritor estadunidense; protagonista bissexual; fantasmas; romance aquileano; found family; casa de chá; pós-vida; fantasia de portal; humor.
Quadrinhos
16. InuYasha, por Rumiko Takahashi — completo em 30 volumes; (sendo) republicado pela Editora JBC.
Kagome Higurashi é uma colegial que ao cair no poço do santuário de sua família é transportada para o período feudal. Confusa e atordoada, se encanta com o rapaz preso numa árvore — o meio-youkai, InuYasha. A verdade é que Kagome é a reencarnação da sacerdotisa responsável pela joia de quatro almas, com a joia dentro de seu corpo. Quando a joia é quebrada, múltiplos fragmentos são espalhados e é necessário que Kagome se alie a InuYasha (e a outros) para impedir que o poder da joia caia nas mãos erradas.
Palavras-chave: mangá shounen; romance; Japão feudal (sengoku jidai); aventura; humor; poder da amizade; viagem no tempo; mitologia japonesa; youkais e hanyous; batalhas; reencarnação; escritora japonesa; adaptado para anime; adaptado para filme; adaptado para video games; adaptado para light novel; possui spin-off Yashahime: Princess Half Demon; fantasia de portal.
17. Fushigi Yuugi, por Yuu Watase — completo em 36 volumes; publicados pela Editora Conrad.
Miaka e Yui, são muito amigas e planejam ingressar no mesmo ensino médio. Miaka é uma garota bocuda e extrovertida; enquanto Yui é aplicada em seus estudos e mais séria. Certo dia, encontram um livro misterioso na biblioteca e são levadas ao “Universo dos Quatro Deuses”; cada uma a um reino, como sacerdotisas, para que invoquem Suzaku/Seiryuu. Quem os invocar poderá pedir três desejos, proteger o reino e voltar para casa.
Palavras-chave: presa em outro mundo; mangá shoujo; romance; livro mágico; harém reverso; inspirado na China imperial; escritora japonesa e não-binária; tem adaptação para anime; fantasia de portal.
18. QQ Sweeper, por Kyousuke Motomi – completo em 3 volumes.
No antigo prédio da escola, um quarto misterioso tem uma porta que parece chamar a jovem Fumi, apesar de que ela não deveria ser capaz de vê-la! Fumi é apenas uma colegial órfã que almeja viver um conto de fadas, mas que, devido sua capacidade incomum e sua vulnerabilidade social, passa a morar na casa do diretor, enquanto aprende as funções de uma sweeper. Felizmente (ou não), recebe a ajuda de Kyutaro em ser uma sweeper e, talvez, descobrir sobre suas origens.
Palavras-chave: mangá shoujo; romance; drama; humor; amnésia; vida escolar; paranormal; sweeper; prequel de Queen’s Quality; fantasia de portal.
19. The story of witches and cats, por Shino Shinomiya — completo em 1 volume.
Um grupo de garotas aspirantes a bruxas; quando fazem 13 anos, cada uma participa de um ritual e encontrar seu familiar e, por sua vez, passarão a trabalhar em conjunto. Um capítulo para cada parceria entre uma bruxa e um familiar.
Palavras-chave: slice of life; studio ghibli vibes; gatos; bruxas; amizade entre garotas; fantasia de portal.
20. A Cat from Our World and the Forgotten Witch, por Hiro Kawashiba — completo em 5 volumes.
Jeanne já foi uma poderosa bruxa, derrotou o Rei Demônio e salvou o mundo. Mas, conforme o tempo passou, as pessoas esqueceram sobre ela e seus feitos. Vivendo sozinha em meio a floresta, invoca um gato da Terra para seu lar. O gatinho que custumava ser pequeno, agora é gigantesco, e passa a viver com a bruxa a resgatando de sua solidão.
Palavras-chave: mangá; isekai; bruxas; gatos; fantasia; slice of life; fantasia de portal.
21. House of Stars, por saltacuentos e Lion Ilustration — completo e gratuito pelo Webtoon.
Certo dia, garotas de um vilarejo começam a desaparecer… Lily decide buscá-las e resgatá-las, mas encontra um homem misterioso. Ele a leva a um mundo novo, semelhante aos de contos de fadas, que está sob controle de uma Feiticeira. Agora, ela precisa mudar o rumo da história sendo contada.
Palavras-chave: vibes de contos de fadas; maldições e feitiços; o poder das histórias; fantasia de portal; bruxas; fadas.
22. Cheshire Crossing, por Andy Weir e ilustrado por Sarah Andersen — completo em 1 volume.
E se as meninas que foram para mundos mágicos tivessem dificuldades de se ajustar a realidade e, por isso, em algum momento se reunissem a outras? Wendy (Peter Pan), Alice (Alice no País das Maravilhas) e Dorothy (O Mundo de Oz) enfrentam dificuldades para se ajustar a realidade, e são todas são tidas como insanas. No entanto, suas famílias recebem a proposta de uma escola integral especializada em casos severos como os delas — e todos aceitam. Todas têm alguma noção sobre suas habilidades mágicas e desacreditam das habilidades das outras, mas tudo muda quando Alice pega os sapatinhos de Dorothy e viaja para Oz (levando Wendy sem querer), pois uma nova aventura irá começar.
Palavras-chave: crossover de Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e O Fantástico Mundo de Oz; humor; internato para crianças especiais; aventuras em mundos encantados; garotas mágicas; escritores estadunidenses; fantasia de portal.
23. Lonely castle in the mirror, por Mizuki Tsujimura e ilustrado por Tomo Taketomi — completo em 5 volumes.
Kokoro Anzai passa mais um dia em casa… Mas tudo muda quando percebe que o espelho em seu quarto brilha. Ao se aproximar, adentra o espelho e do outro lado encontra um castelo lindo; bem como, outras seis crianças e uma garota usando uma máscara de lobo. A menina-lobo os convocou para encontrar uma chave secreta a fim de terem um desejo (qualquer desejo) concedido. Eles podem usar o castelo conforme desejarem, mas se ficarem após as 17h serão engolidos por lobos, assim como todos que visitaram o castelo naquele dia. Um grupo incomum de adolescentes que por mais que sejam diferentes, possuem mais semelhanças que imaginam.
Palavras-chave: realismo mágico; adolescentes como protagonistas; castelo encantado; conto de fadas; adaptação do romance O Castelo no Espelho; tem adaptação para filme; menções a suicídio, violência sexual e bullying; evasão escolar; escritora japonesa; fantasia de portal.
24. The Water Dragon’s Bride, por Rei Touma — completo em 11 volumes.
Asahi cai num laguinho e volta no tempo ao Japão feudal. Confusa e assustada, encontra Subaru, um menino que busca ajudá-la. Seu clã aceita sua presença, apenas para sacrificá-la como noiva ao Deus do Mar. Cara a cara com Suijin, ele não reage a sua presença…. A vida de Asahi, Subaru e Suijin em meio as desavenças humanas e divinas.
Palavras-chave: relacionamento interespécie; romance; viagem no tempo; Japão feudal; noiva do deus do mar; deuses; mangá shoujo; ficção histórica; escritora japonesa; drama; fantasia de portal.
25. Dawn of Arcana, por Rei Touma — completo em 13 volumes.
Nakaba é uma princesa de Senan forçada a casar com César, um princípe de Belquat, a fim de apaziguar a hostilidade entre os reinos. Seu cabelo ruivo é sinal de seu povo, portanto, símbolo de menosprezo pelo reino vizinho. Junto de seu ajudante ajin, Loki, Nakaba se muda para o outro reino para conhecer seu noivo. Nesse ínterim, ela descobre que possui o Arcanos do Tempo, uma habilidade rara em que consegue ver o passado e o futuro, ao atravessar as portas de cada decisão tomada. Em meio as tramas políticas, Loki e César, Nakaba precisa decidir como mudar a relação entre os reinos e entre humanos e ajins.
Palavras-chave: mangá shoujo; casamento arranjado; O Escolhido; poder de “Arcanos do Tempo”; inimigos para amantes; racismo fantástico (Ajin são tidos como cidadãos de segunda classe); protagonista ruiva; amor redentor; trama político; escritora japonesa; tem adaptação para light novel; fantasia de portal.
Referências
A beginner’s guide to isekai, por Amanda Pagan;
Diving Into Sub-Genres: Portal Fantasy, por The Library Ladies
Portal Fiction Defined: 10 Stories Featuring Magic Portals — 2024 — MasterClass
11 Must Read Portal Fantasy Books, por The Bookish Mom
Que post sensacional! Não conhecia esse termo, escrevi um terror de porta sem saber haha. O Castelo Animado é fabuloso e provavelmente meu livro favorito